Os terceiros molares, mais conhecidos como sisos, são os últimos dentes a nascer, normalmente entre os 16 e 18 anos. Enquanto há pessoas que podem conviver tranquilamente com o dente do siso incluso ou erupcionado, há outras que podem desenvolver complicações, normalmente por falta de espaço suficiente para acomodá-los. Para o último caso, é importante que o paciente faça a exodontia, ou seja, a extração do terceiro molar, independentemente se estão erupcionados, inclusos ou impactados.
Segundo estatísticas, em torno de 20% da população mundial já nasce sem os terceiros molares – índice que pode variar conforme o tipo de alimentação e outras características. Considerado um dos dentes em extinção nas arcadas dentárias, a extração dos sisos é um dos procedimentos mais comuns da odontologia e pode ser feita por inúmeras indicações: incapacidade da higiene adequada; pressão nos dentes vizinhos, que pode ocasionar traumas, desalinhamentos e até mesmo a reabsorção do dente vizinho; dentes inclusos (que não conseguem nascer por falta de espaço; infeções; ou em casos de dor).
Normalmente, os sisos são os últimos dentes a nascer, surgindo entre os 16 e os 20 anos, o que acarreta em falta de espaço para o seu nascimento. Por esse motivo, costumam gerar dificuldades para o paciente, especialmente na higienização.
A cirurgia de extração é realizada após a realização de exames radiográficos e laboratoriais e costuma levar em torno de 40 minutos, variando conforme a dificuldade da cirurgia e a quantidade de dentes a ser retirada.
A recuperação do paciente costuma acontecer de forma tranquila, desde que respeitados os cuidados pós-operatórios. Entre as ações preventivas indicadas, encontram-se dieta líquida e fria nos primeiros dias; compressas com gelo; evitar exercícios físicos por cerca de uma semana; uso dos medicamentos indicados; cuidados para uma correta higienização dos dentes, especialmente na região operada; evitar cigarros e bebidas alcoólicas.
Entre em contato conosco pelo formulário abaixo ou por algum de nossos contatos.